quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Wallace e Gromit - Isabelle n13 8E

Wallace e Gromit são dois personagens fictícios criados por Nick Park e pelos  protagonistas de uma franquia britânica composta por quatro curta-metragens e uma longa-metragem de animação produzidos pela Aardman Animations.
Wallace, um personagem dublado pelo autor veterano Peter Sallis, é um disperso inventor e também um fanático por queijo e seu companheiro, Gromit, é um cachorro  inteligente, porém mudo, que se comunica apenas através de expressões faciais e linguagem corporal.
 Ambos os personagens são feitos de massinha modelada sobre armaduras de metal e filmados com técnicas de stop motion e claymation.  Além disso, estes estrearam uma série de curtas, uma vinheta e um longa-metragem, entre eles:

Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais ( 2005 ) - primeira longa - metragem de Wallace e Gromit a ganhar um Oscar.

                                                       Sinopse:

O bairro onde moram o inventor Wallace e seu fiel cão Gromit está em polvorosa com a proximidade do concurso anual de legumes gigantes, organizado pela bela e solteira Lady Tottington. Para proteger as plantações de coelhos famintos, Wallace inventa um equipamento que captura os animais sem machucá –los. O problema é o que fazer com o excesso de coelhos, que não demoram a povoar a casa do inventor. A dupla tem ainda que capturar uma misteriosa fera vegetariana, que está destruindo as plantações, antes do arrogante Victor Quartermaine, que está de olho na fortuna de Lady Tottington.


 Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wallace_e_Gromit;
 http://www.adorocinema.com/filmes/wallace-e-gromit/.

Isabelle n13 8E

                                      Imagens sobre Wallace e Gromit:


Wallace e seu companheiro Gromit

Capa do Filme Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais

Gromit e os coelhos

Gromit e sua abóbora gigante

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

História da Aardman Animations - Laura G. F. Vattimo nº 18 8E

Aardman Animations é um estúdio de animação especializada em filmes com a  técnica Stop-Motion, que é uma animação feita em frames. O estúdio foi fundado em 1973 por Peter Lord e David Sproxton. Seus trabalhos que obtiveram mais sucesso foram os curta-metragens Wallace e Gromit e o filme de stop-motion A Fuga das Galinhas.
No início o estúdio começou produzindo curtas-metragens para a TV, especialmente para a BBC. O sucesso desses curta-metragens comprovou que o público aprovava a técnica do stop-motion. Mas, quando Peter Lord chamou Nick Park, outro produtor desse tipo de animação,  para terminar seu projeto de faculdade que se chamva Wallace e Gromit - Dia de Folga, o estúdio resolveu lançá-lo também na BBC. O sucesso foi tão grande que fez do primeiro curta de Wallace e Gromit um sucesso total, e foi até indicado ao Oscar. Depois, quando Wallace e Gromit voltaram a TV, dessa vez com o curta Tosa Completa, o estúdio recebeu mais um Oscar, tornando Peter Lord e Nick Park mundialmente conhecidos.A Aardman Animations produziu também o clip do single da banda Spice Girls ''Viva Forever'' em 1998. O clip é das integrantes em forma de fada, todas as cinco são bonecas dobráveis.  Um dos outros trabalhos notáveis do estúdio estão incluso Shawn - O Carneiro.



Da esquerda para a diretia, estão David Sproxton, Peter Lord e Nick Park com os personagens de Wallace e Gromit


As Spice Girls em forma de fadas

Purple and Brown - Karem nº 16 8E

Purple and Brown é uma curta metragem infanto-juvenil lançada em 2006. O diretor foi Richard Webber e o editor Michael Percival. Foi co-produzida pela Nickelodeon.
A curta metragem passa no canal Nickelodeon. A série animada utiliza o recurso, muito popular na Aardman Animations, "Claymation" que é stop motion (técnica de animação fotograma a fotograma) com argila, barro. Suas histórias são geralmente aleatórias e tem como objetivo a diversão. É popular no Reino Unido e, recentemente, se tornou mais ainda nos Estados Unidos e na Holanda. 
Os personagens são uma dupla de criaturas cômicas que vive em um mundo de criaturas. Em cada aventura, eles fazem amigos com risadas malucas. A história de Purple and Brown são dois melhores amigos que compartilham com todos que conhecem um sentimento de enorme diversão e entusiasmo e têm uma risadinha que é marca registrada da série. Qualquer coisa que acontecer em seu mundo, de uma pequena e graciosa criatura a um desastre iminente, vai ser bem recebido com uma risada. E se algo terrível acontecer com algum deles, o outro não pode esperar para ir junto e eles sempre voltam na tradição "squash and stretch"(quando um objeto se move, seu movimento indica a rigidez do objeto).
Em outubro de 2006, ganhou o prêmio "Children's BAFTAS" (British Academy Children's Awards, Prêmios da Academia Britânica de Crianças) por melhor série de curta metragem.



"Spaghetti"


Fontes: http://www.aardman.com/tv-shorts/our-properties/purple-and-brown/
http://www.nick.com/videos/clip/purple-brown-spaghetti.html



Por água abaixo- Vitória nº 33

Por água abaixo é um filme que foi lançado em 2006. Foi produzido pela Aardman animation e Dream Works Animation. É o primeiro filme produzido em animação computadorizada pela Aardman  Animations, enquanto seus filmes anteriores foram foram filmes de animação "stop-motion ", mas ainda sim o filme parece ter sido feito com massa de modelar.
Sinopse:
No filme, o rato Roddy, é um rato de estimação que vive em um apartamento luxuoso.Em um certo dia, um rato de esgoto (Sid) sai da pia, e Roddy não gosta nada disso, então tenta enganá-lo para que ele volte para o lugar de onde veio, mas Sid empurra Roddy na privada e da descarga, Roddy chega então a Ratópolis , e encontra Nina, uma coletora de lixo que vaga pela cidade em um barco. Os dois ratos vão navegando pelas corredeiras perigosas, e além disso ainda encontram o vilão Tody e seus comparsas Spike e Whitey, e Roddy tem algo que Tody quer. Roddy também descobre que a cidadede Ratópolis está com problemas por causa do mundo la em cima.



















Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Por_%C3%81gua_Abaixo

domingo, 23 de outubro de 2011

A fuga das galinhas- Patrick nº24 8E

A Fuga das Galinhas, é uma co-produção inglesa e hollywoodiana (a DreamWorks e Aardman Animations ), dos criadores de Wallace & Gromit, premiados com o Oscar. Quando estreou nos Estados Unidos, ganhou status de cult e foi sucesso de bilheteria. A fuga das galinhas foi a primeira vez que a Aardman Studios lança um longa-metragem. Meia década é o tempo que o projeto demorou para sair de uma simples ideia, além disso houve mais 3 anos para a conclusão do filme. 

Na Inglaterra, tornou-se a estréia mais bem-sucedida da história do país, desbancando os até então recordistas Um Lugar Chamado Notting Hill e Matrix, e arrecadou US$ 6 milhões nos três primeiros dias do filme nos cinemas britânicos.

A Fuga das Galinhas, segundo diretor Nick Park foi baseada no filme: Fugindo  do Inferno. Nesse filme, a ação se passa num campo de concentração de prisioneiros de guerra. Já em A Fuga das Galinhas a ação se passa em uma granja, onde várias galinhas estão presas, prestes serem mortas e virarem¨tortas¨.

SINOPSE:

No ano de 1950, numa quinta dedicada à criação de galinhas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros da granja.
Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento. Apenas se  Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive de Nick e Feacher os ratos.


Tempo de duração: 84 minutos
Estúdio: DreamWorks SKG / Allied Filmmakers / Aardman Animations
Distribuição: DreamWorks Distribution L.L.C. / UIP
Produção: Peter Lord, Nick Park e David Sproxton
Música: John Powell e Harry Gregson-Williams
Desenho de produção: Phil Lewis
Edição: Mark Solomon
Efeitos especiais: The Computer Film Company

Originalmente:

Rocky:  Mel Gibson
Ginger: Julia Sawalha
Mrs. Tweedy: Miranda Richardson
Mr. Tweedy: Tony Haygarth
Babs:  Jane Horrocks
Bunty: Imelda Staunton
Mac:  Lynn Ferguson
Fowler:  Benjamin Whitrow
Nick: Phil Daniels
Fetcher: Timothy Spall


Ginger com suas companheiras galinhas.


Rocky voando pela cerca da granja.

Sr.Tweedy observando as galinhas, enquanto sua esposa, Sra.Tweendy, fazendo contas e reclamando do baixo lucro mensal.


Webgrafias:
http://www.terra.com.br/cinema/comedia/galinhas.htm
http://www.adorocinema.com/filmes/fuga-das-galinhas/

Shaun, the Sheep (“Shaun, o carneiro”) - Cristina n:05 8E



A série Shaun, the Sheep é uma série da Ardmans Animations que utiliza a técnica stop montion com massa de modelar. Ela estreou na Ingraterra em Março de 2007 tendo como os mesmos criadores de Wallace e Gromit um dos sucessos da Ardmans Animations.
Foi inspirada pela produção de Nick Park, A Close Shave (uma produção também de Ardmans Animations), que ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 1996. Atualmente a série Shaun, o carneiro é vendida no mundo todo, no Brasil, ela é transmitida pela TV Cultura.


Shaun é um carneiro esperto que sempre leva a turma para encarar muitas trapalhadas, ele é o mais racional do rebanho das ovelhas e naturalmente é líder do grupo. A historia se passa numa fazenda, onde em cada episódio Shaun tenta resolver um problema com muito senso de humor.
O detalhe curioso da série é que os personagens não falam, nem mesmo o fazendeiro, apenas emitem ruídos típicos de animais,  e sons. O humor da série é que apesar de não falarem, os personagens se comportam como humanos, um exemplo bem claro disso é que Bitz, o cão pastor está sempre com uma prancheta e um lápiz na mão, anotando os comportamentos dos animais e que há um episódio em que os animais da fazenda estão jogando Golf.  

Bitzer, o cão pastor jogando Golf 

Shaun, montado na mãe de Timmy, o carneiro filhote

O rebanho de ovelhas
  
Fontes:  

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fernando Donasci - Isabelle n13 8E



Fernando Donasci nasceu em 18 de dezembro de 1982, foi criado no centro de São Paulo e convive com a fotografia desde os 13 anos. Começou a atuar como repórter-fotográfico em 1998, passando por agências de notícias como Futura Press, Coperphoto e EFE (serviço internacional de notícias na Espanha) e pelo jornal “Diário de São Paulo”. Integrou a equipe de fotógrafos da Folha até o início de 2010.
De 2004 ao início de 2010 na Folha, Donasci ganhou dois prêmios, um em 2005, com a foto de um guarda civil municipal esquentando cola para um menino no centro de São Paulo e o outro prêmio foi conquistado no ano seguinte (2006), por meio de uma reportagem-fotográfica com os índios Nambiquaras, que foi publicada no caderno “Mais”.
                           Fotografias retiradas por Fernando Donasci:

               Fotografia publicada em 22 de dezembro de 2009, que retrata a inundação provocada pela enchente em São Paulo.

                           Guarda-civil metropolitano esquenta a garrafa com cola de sapateiro no centro de São Paulo e depois devolve ao menino.
                      Ilustração retirada , no dia 14 de agosto de 2011, de uma fachada de escola pública, em que retrata a inclusão social, ou seja, a união de diferentes pessoas em um mesmo ambiente.

Curiosidade:

A Folha venceu, na última quinta-feira (11), a 17ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, promovido pela Confederação Nacional do Transporte, na categoria Impresso.
Foram premiados o repórter Alencar Izidoro e o fotógrafo Fernando Donasci pela reportagem da BR-101, em que registraram as condições de uma das principais rotas rodoviárias do país.
  

Postado por Isabelle n13 8E.

       

Fei Maohua- Laura n18 8E



Fei Maohua nasceu em Kunming, China, em 1974. Ele estudou jornalismo na Universidade de Comunicação da China durante os anos 1992 a 1996. Ficou experiente em jornalismo no departamento de audio e video da Agência de Noticias Xinhua, como um jornalista de televisão. Em 2003, foi atribuído à matriz da Xinhua's African, em Nairobi, no Kenya, como um dos membros do primeiro grupo de jornalistas televisivos da agência Xinhua a se basear no internacional.

Com inspiração na natureza do Kenya, se interessou em fotografia, e desde então se tornou distraído do resto do mundo fotográfico. Quando terminou sua gestão no Kenya no começo de 2005, Fei Maohua voltou para Pequim e se mudou para e seção de fotografia da agência Xinhua. Em Julho de 2005, ele se mudou para a seção de fotografia de esportes e se tornou um fotógrafo de esportes.
Em 2008, Fei Maohua fotografou as Olimpíadas de Pequim seu segundo prêmio de Ação e História no Word Press Photo Contest.























Nado sicronizado fotografado por Fei Maohua, em 2008

















Nadadoras chinesas fotorafadas na Olipíadas de Pequim

Emilio Morenatti / Karem nº 16



Emilio Morenatti (39) começou sua carreira como fotojornalista, enquanto estudava para ser relator, em um jornal local de Jerez de La Frontera, Espanha. Ele cobria eventos nacionais e internacionais. Em 2003, ele viajou para o Afeganistão como correspondente para cobrir a guerra da queda do regime talibã pela Associated Press e em 2005, ele foi enviado para o Oriente Médio para cobrir o conflito. Em 2006, enquanto cobria o conflito na Faixa de Gaza, foi raptado por homens armados antes de ser libertado ileso um dia depois. Ele está atualmente com base no Paquistão e cobre a Ásia Central para a Associated Press. Ele foi nomeado em 2008 como Fotojornalista do ano.


  Exilados tibetanos segurarando tochas durante uma sessão de oração para os mortos durante a repressão do governo chinês no Tibete, em um centro de bem-estar, em Katmandu, Nepal, domingo 20 de abril de 2008.

Um soldado paquistanês dispara sua granada em direção as posições de militantes em cima de uma casa na vila Sabagai na região de Bajur tribal na fronteira com o Afeganistão e Paquistão.

Fonte:
http://blogs.denverpost.com/captured/2009/03/23/photographer-collection-emilio-morenatti/244/

Miguel Lopes de Barreira-Vitória 8e Nº33

 O repórter fotográfico, Miguel Lopes de Barreira nasceu em Lisboa, Portugal.e  hoje tem 33 anos formou-se em fotografia .Começou a estudar fotografia 1996, no Instituto português de Fotografia.Em 1998 Miguel  começou a trabalhar como fotógrafo do Jornal de Negócios.Em 1999 tornou-se foto jornalista do "Record".Em 2007 ficou em terceiro lugar da edição do World Press Photo 2007, na categoria "Sport Action", com uma foto tirada em uma competição de Bodyboard na praia de Nazaré.





sites.google.com/site/7e5histfoto/miguel-lopes-barreira 
http://www.surfologymag.com/2008_02_01_archive.html

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Philippe Dudouit - Cristina n:05 8E

Philippe Dudouit nasceu em 1977 na Suíça, e se graduou na Escola de Fotografia de Vevey em 2000. 
Ele fotografou várias cenas de povos rebeldes da África, principalmente tuaregues, que são um grupo de rebeldes excluídos politicamente.
Ele recebeu segundo lugar na Suiss prêmios Press Photo em 2003, e em 2004 ele foi o ganhador do Prêmio Arte Kiefer Hablitzel. Em 2005 ele foi convidado a participar no World Press Photo Joop Swart Masterclass.
As obras de Dudouit fez parte de várias exposições, incluindo a Swiss Press Photo (2003), Prêmio de Arte Suíça (2004), o ResfestFestival Suíça Seleção, o Hip-Hop Festival de Cinema de Berlim, o Festival Wordless em Zurique, o Copenhaga Internacional de Cinema Documental Festival e da exposição World Press Photomasterclass.


Grupo de rebeldes tuaregues

Foto de Philippe Dodouit que ganhou o prêmio de terceiro lugar em The Best of Photo Jornalism em 2009 tirada para a revista Times

Outra foto de Philippe Dudouit para a revista Times

Fontes:



sábado, 7 de maio de 2011

Sebastião Salgado- Patrick Bittencourt n24 8E

Sebastião Salgado nasceu em 08 de fevereiro de 1944, em Aimorés, no estado de Minas Gerais no Brasil.

 Sebastião Salgado é um dos repórteres fotográficos mais respeitados no mundo. Salgado, que foi nomeado Representante Especial da Unicef , dedicou-se a fotografar as vidas dos desafavorecidos do mundo. Este trabalho está documentado em 10 livros feitos por ele e muitas exposições que lhe valeram a maioria dos prémios de fotografia em todo o mundo.

Sebastião Salgado recebeu praticamente todos os principais prémios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Em 1994 fundou sua própria agência de notícias, a Imagens da Amazónia. Salgado mora atualmente em Paris com sua esposa e colaboradora, Lélia Wanick Salgado, autora do projecto gráfico da maioria de seus livros.


Webgrafias:




 
                               Migração Rural Para As Grandes Cidades





Os Pobres Trabalhadores Da Terra
Subindo a mina da Serra Pelada

quarta-feira, 16 de março de 2011


Fotografias de Juan Gutierrez relacionadas à Revolta da Armada:


Fotografia de Marechal Floriano Peixoto e soldados revoltados, além de unidades da Marinha, que promoveram a Revolta.

Fortaleza de São José (ilha das Cobras).


Canhão “Withworth” na Fortaleza de São João.
Portão de entrada da Fortaleza de São José, ilha das Cobras, 1894. Juan Gutierrez.
A construção apresenta danos provenientes do bombardeio, durante a Revolta da Armada.
A ilha das Cobras fica situada diante do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro,
desde o período colonial, sendo a principal instalação naval do país.


Postagens de Isabelle n13 8E.

Juan Gutierrez - Isabelle n13 8E

  
       Juan Gutierrez de Padilla foi um fotógrafo, retratista e paisagista espanhol. Nasceu em 1859 e faleceu em 1897. Ele produzia os primeiros processos fotográficos, como daguerreótipos e ambrótipos. Realizou várias obras, principalmente no Rio de Janeiro (Brasil), sendo divididas em duas séries que retratam diversos bairros, panoramas da cidade e arredores, reproduzindo sua arquitetura e cotidiano e, por sua vez, a documentação mais importante, a Revolta da Armada (um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil, apoiado pela oposição monarquista contra o governo do Marechal Floriano Peixoto) que ocorreu na Baía de Guanabara entre 6 de setembro de 1893 e 13 de março de 1894; que foram retratadas, em suas fotografias, as fortificações, soldados, o armamento utilizado e a cidade prejudicada pelos combates mais violentos que presenciara, porém não fotografara cenas do embate.
      Em 1880, tornou-se proprietário da Photographia União, no Rio de Janeiro e no dia 3 de agosto 1889, recebeu o título de Fotógrafo da Casa Imperial. No ano de 1896, ocorreu a publicação de anúncios na imprensa local e a exposição de seus trabalhos na Associação Comercial.
     As imagens capturadas pelo artista, relacionada a "Revolta da Armada" são consideradas, do ponto visto de técnico, os melhores registros de um conflito armado realizado no Brasil. As fotografias são utilizadas para o estudo da transição do período Imperial para o Republicano. Atualmente, estas integram o acervo Histórico Nacional.                                                     

Ilustração de Fortaleza de São José (Urca), retirada por Juan, pelo processo daguerreótipo.